segunda-feira, 20 de abril de 2009

ativ-1Quem sou_mariliaduque

Quem sou

Sou professora docente do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Atualmente temos que o professor não é o detentor do conhecimento que fala e seus alunos apenas ouvem passivamente. A escola vem passando por mudanças que valorizam o conhecimento do aluno. E através do diálogo e na interação com colegas e professor, ele constrói seu próprio conhecimento, desenvolve o senso crítico e adquire autonomia.
O aluno que não está habituado a pensar, a enfrentar desafios, sente dificuldades para expressar-se tanto oralmente quanto por escrito, porque está acostumado a receber tudo pronto.
Como professora, procuro despertar a curiosidade dos alunos, abrindo espaço com a prática do diálogo para que possam expor suas ideias e ouvir as dos colegas, porque assim eles têm a possibilidade de construir e reconstruir seu conhecimento.
No dia-a-dia, também aprendo muito com meus alunos, porque na troca e na diversidade da sala de aula, um está sempre aprendendo com o outro.
Quanto aos colegas, estamos sempre trocando experiências em reuniões ou mesmo nos momentos que conversamos na escola, sobre as atividades que deram certo, uma passando para a outra, uma aprendendo com a outra.
Hoje temos a possibilidade de participar de capacitações oferecidas a nível municipal, estadual e federal. A formação continuada é uma necessidade na nossa profissão, e por isso, tenho buscado modificar minha prática sempre que necessário, buscando novas formas de aprender e ensinar, fazendo capacitações, unindo teoria à prática.
Penso que as mudanças muitas vezes provocam inicialmente um sentimento de receio, mas este desaparece tão logo coloco o novo em prática, e sinto-me gratificada, quando percebo que foi mais interessante e proveitoso tanto para mim quanto para meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário