segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ativ-7 Pesquisando sobre o Trabalho por projeto

Você sabia?
O Brasil é o principal país dentre os que possuem megadiversidade. Possui de 15 a 20% do número total de espécies do planeta. O país conta com a mais diversa flora do mundo, número superior a 55 mil espécies descritas. Alguns dos ecossistemas mais ricos do planeta em números de espécies vegetais – a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado – estão no Brasil. A floresta Amazônica brasileira, com mais de 30 mil espécies vegetais, compreende cerca de 26% das florestas tropicais remanescentes no planeta

 
Projeto Interdisciplinar
4ª série – 2006

Tema: Biodiversidade Brasileira e sua importância para o ecossistema

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Arte. Os seguintes temas transversais também serão abordados: Ética, Saúde, Meio Ambiente.
Professoras responsáveis: Rosana, Carla, Denise, Claudia Regina, Elisabete e Keila
Equipe de Informática Educativa: Profª Meire e Fernando.
Orientadora Responsável: Profª Cibele
I- Justificativa:
Para que os alunos possam vir a compreender as amplas e complexas questões que envolvem o ecossistema é fundamental oferecer-lhes a maior diversidade possível de informações e possibilidades de pesquisas que os coloquem em contato com diferentes realidades, levando-os ao interesse pelo que transcende a realidade imediata.
Conhecer a biodiversidade aguça a preocupação ambiental estabelecendo vínculos diretos do grande número de espécies diferentes (sejam elas animais, plantas e/ou microorganismos) com um determinado ecossistema ou mesmo com o próprio planeta.
Perante as perturbações causadas pelos desarranjos nos ecossistemas, nos leva a necessidade de caráter urgente de refletir sobre o fato de que tais perturbações, de acordo com sua intensidade podem ser “absorvidas” ou não pelo ecossistema e que as conseqüências afetam, não apenas as áreas naturais, mas também o ambiente urbano e social.
Atualmente, um dos maiores desafios da humanidade é deter a ameaça ao equilíbrio ambiental (o que infelizmente em alguns casos já é considerado uma utopia ) mas para conservar a natureza é preciso antes entender sua importância na nossa vida. A consciência dessa relação de interdependência com a biodiversidade possibilita não apenas uma reflexão mas também um investimento no desenvolvimento sustentável , através da pesquisa e da busca de novas formas de se relacionar com o ecossistema como um todo.
Pensando em todos os aspectos mencionados, o projeto ilumina a preservação do “mundo” a nossa volta, como também uma questão de sobrevivência, para nós e para as futuras gerações.

II-Objetivos por áreas do conhecimento
Ed. Artística:

• Identificar as linhas traçadas e cores na releitura de obras sobre paisagem natural de Tarsila do Amaral e outros pintores que ilustraram o meio ambiente.
• Utilizar elementos da natureza na confecção de artesanato trabalhados em datas específicas.
• Reconhecer as diferentes formas geométricas que a natureza apresenta quanto à folhagens , flores, arbustos , frutos, identificando as características próprias de cada elemento.
• Identificar luz e sombra nas obras de pintores que retratam o meio ambiente e os efeitos causados nas cores utilizadas.
• Identificar na transformação de uma dobradura elementos que pertencem a diferentes ecossistemas e sua importância na biodiversidade.
• Identificar com a utilização de sucata os elementos da fauna e da flora brasileira , reconhecendo a sua ação na biodiversidade.
• Interpretar paisagens naturais que sofreram interferências da ação humana e suas conseqüências para o meio ambiente , procurando soluções na recuperação desses diferenciados biomas.
• Construir e interpretar histórias em quadrinhos sobre a reciclagem na natureza , identificando ações que podemos exercer na questão da reciclagem.

Língua Portuguesa:
• Observar a biodiversidade do Planeta Terra e seus ecossistemas percebendo que cada cidadão brasileiro também pode preservar o meio ambiente através de simples decisões.
• Promover reflexões e debates sobre o tema.
• Produzir diferentes tipos de textos.
• Conhecer, ouvir e pesquisar diferentes mitos, lendas e histórias relacionadas ao tema.
• Conhecer nomes indígenas ( Bio Planeta / Aquário ).
• Associar histórias infantis com o espaço arquitetônico ( Branca de Neve- Carroção – Pista )
• Estimular a coleta de dados através de pesquisas dirigidas sobre os assuntos pesquisados.
• Interpretar e reconhecer as idéias principais das informações coletadas.
• Identificar tais informações no meio em que vive /localiza.
• Relacionar as conseqüências de fatos ocorridos no passado com fatos atuais.
• Produzir/elaborar poesias relacionadas ao tema/assuntos estudados.
• Pesquisar e ler poemas /poesias relacionadas ao tema.
• Comparar e identificar diferentes estruturas textuais (narrativo, lendas, fábulas).
• Aprofundar e ampliar o vocabulário oral e escrito.
• Estimular a reorganização do “saber” individual e coletivo, através da pesquisa e investigação.
• Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais e literários.
Matemática
• Levantar dados sobre o desmatamento florestal na Amazônia .
• Interpretar tabelas e gráficos relativos a extinção dos animais.
• Interpretar as temperaturas ambientais e suas conseqüências.
• Comparar diferentes pesos e medidas de espécies de animais.
• Analisar a porcentagem de água potável no planeta.

Ciências
• Reconhecer a biosfera como os locais na Terra onde é possível existir vida.
• Identificar a diversidade de ambientes existentes na biosfera, dos padrões de relações ecológicas.
• Reconhecer algumas das características que os seres vivos possuem e que lhes permitem viver nos diversos tipos de ambiente.
• Reconhecer a biodiversidade brasileira e a sua importância para o ecossistema, cuja preservação é determinada pela Constituição brasileira.
• Identificar alguns seres que estão correndo risco de extinção e reconhecer que a preservação das espécies animais é uma luta constante em todas as partes do mundo.
• Reconhecer e ter consciência da importância das associações que lutam por um planeta ecologicamente melhor.
• Identificar as principais características que as matas ciliares e a mata Atlântica apresentam e sua diversidade, reconhecendo animais de pequeno porte, insetos, animais noturnos, ou seja, reconhecer a fauna era flora brasileira, identificando as espécies presentes nelas.
• Identificar e diferenciar habitats de diversas espécies animais, sejam animais domésticos como selvagens.
• Identificar e diferenciar as formações geológicas , estalactites e estalagmites.
História

• Reconhecer a importância de sua participação como cidadão para a construção de um futuro melhor.
• Compreender as diferenças entre as paisagens e as relações sociais de diversos povos assumindo uma postura de respeito às diferenças culturais .
• Reconhecer os indígenas como os primeiros habitantes do Brasil e sua importância para a preservação da nossa biodiversidade.
• Reconhecer a Constituição do Brasil como lei maior que rege a sociedade brasileira e analisar as leis referentes ao meio ambiente.
• Reconhecer-se com cidadão responsável com relação as questões ambientais , conhecedor dos seus direitos e cumpridor dos seus deveres.
• Estabelecer relações entre o presente e o passado .
Geografia
• Perceber o espaço geográfico e a ação do homem dentro desse espaço e agir com responsabilidade social e ambiental.
• Problematizar sobre a realidade , respeitando a diversidade existente no nosso país e realizar um interferência propositiva e consciente na sociedade.
• Reconhecer e estudar sobre os problemas ambientais que afetam o nosso planeta e o nosso país , analisá-los, buscar alternativas para a sua solução e assumir posturas coerentes com um pensamento crítico.
• Conhecer sobre a apropriação dos recursos naturais e suas conseqüências ambientais
• Valorizar o patrimônio ambiental brasileiro e a adoção de atitudes ambientalmente corretas sendo co- responsável por um ambiente saudável.
• Interpretar , analisar, relacionar e ler imagens e documentos de diferentes fontes para recolher informações sobre o espaço geográfico , o lugar, a paisagem e o território brasileiro.
Inglês
• Integração com a disciplina de Língua Portuguesa.
• Compreender os vocábulos em inglês.
• Reconhecer e escrever palavras diferentes.

Ensino Religioso
• Conhecer as mensagens das diferentes tradições espirituais sobre o tema ambiental
de modo a unir esforços pela defesa da causa maior, que é a preservação da mãe Terra.
• Compreender que é nossa responsabilidade – dada pelo Transcendente – proteger aquilo que nos foi dado em confiança e guarda através da prioridade dos valores expressos nas diversas tradições religiosas sobre os avanços tecnológicos que causam danos e agravos ao ecossistema.
Educação Física
• Reconhecer que as formas de expressão de cada cultura são fontes de aprendizagem de diferentes tipos de movimento e expressão .
• Apresentar uma postura receptiva que não discrimine produções culturais por quaisquer razões sociais, étnicas ou de gênero.
• Reconhecer os benefícios para a saúde na realização de atividades corporais regulares , avaliando seu próprio avanço, respeitando as diferenças individuais.

III- Utilização de novas tecnologias:
Durante o transcorrer do projeto, utilizaremos recursos tecnológicos: apresentações multimídia, animações, software Clic Educacional , pesquisa web, utilização do profweb da Escola@24horas e recursos audiovisuais .
Os alunos realizarão diversas atividades relacionadas às áreas do conhecimento nos laboratórios da escola e em casa , quando possível. Essas atividades serão divulgadas e socializadas para todos.
A tecnologia nos auxiliará para divulgar as ações do projeto através da web . No final do projeto, cada aluno receberá um cd-rom com a coletânea dos trabalhos das turmas.

IV- Produto Final
O produto final do projeto será a elaboração de um produção audiovisual contendo as diversas ações do projeto.
O audiovisual e os demais trabalhos desenvolvidos serão apresentados no Espaço Cultural, a ser realizado no mês de novembro para toda comunidade educativa.
Durante o ano, disponibilizaremos o projeto e suas ações na página do colégio na web.
V – Atividade de Enriquecimento Curricular

Realizaremos as seguintes atividades:
• Apresentação Teatral :
SBRUFS - Uma História de Amor à Terra
Sinopse :
Ano 3014. O planeta Terra sofre com os efeitos da devastação e desumanização de sua população.
O Capitão X8 parte em missão secreta para SBRUFS, planeta rico em recursos naturais, com o propósito de render sua população e roubar tais recursos.
Mas ele não contava com os simpáticos alienígenas que dariam um final inesperado à história.
De Walter Júnior e Charles Dalla
Produção: R&M Brasil Produções
• Atividades relacionadas ao projeto realizadas no Recanto Consolata: pintura de ecossistemas, observação da paisagem e caminhada ecológica.
• Apresentação dos índios da etnia Kariri-Xocó : atividade cultural realizada no mês de abril .
• Acampamento Carroção : atividade recreativa e interdisciplinar de estudo do meio a ser realizada no mês de agosto.
VI - Avaliação
A avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínua durante toda a realização do projeto utilizando diversos instrumentos de registro , acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de auto-avaliação. Em cada etapa o projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses das turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário