domingo, 26 de abril de 2009

ativ-5 Conhecendo uma experiência_mariliaduque

Atividade 5 – Conhecendo uma experiência

Assunto: Dengue – sintomas, tratamento e prevenção
Autora: Alessandra Kemper
Co-autora: Maria das Graças M. De Souza
Instituição: Universidade de Brasília – DF Data de publicação:16/06/2008
Áreas do Conhecimento envolvidas: Ciências Naturais, Saúde, Língua Portuguesa, Expressão oral,
Valores Atitudinais

Síntese: Penso que a sondagem feita inicialmente com a turma sobre o tema Dengue já é uma introdução para o assunto que é tão divulgado pela mídia. É uma maneira bem interessante e motivadora para os alunos pesquisarem o tema na internet, no RIVED, onde podem obter informações através de animação sobre a doença (conceito, transmissão, sintomas, tratamento) tendo uma visão global sobre a Dengue. Além disso eles podem pesquisar em outros sites para obter mais informações. Após a coleta de dados os alunos passam para a etapa de produção, ou seja, elaboram seus próprios textos sobre a doença. Em outro momento produzem cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros, usando a criatividade, para posterior divulgação na comunidade escolar e fora dela. Os alunos poderão fazer uma exposição dos trabalhos na sala e para as outras turmas. Também poderão criar um blog ou fórum, para discussão do assunto. Trabalhar utilizando esses recursos torna a aula mais agradável, mais prazerosa, mais produtiva, facilita o entendimento do alunos, que se apropria das informações e constrói seu conhecimento.

Recursos: http://www.rived.mec.gov.br
http://www.ivdrj.ufrj.br/educacao.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101
http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-726-,00.html
cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas

Avaliação: O principal objeto de avaliação é o material produzido pelos alunos (conteúdo, correção gramatical, apresentação gráfica, a expressão oral, a capacidade de argumentação), além das atitudes desenvolvidas pelos mesmos, durante todo o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário