Registrando a própria reflexão
Ser professor hoje como diz Nóvoa “...é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade”.
Nós professores, recebemos alunos de vários grupos sociais e atualmente temos que lidar com a tecnologia e com a complexidade social.
Muitos professores sentem receio de fazer uso do computador, ainda que em sua escola haja um laboratório de informática, pois não sabem como utilizá-lo e nem buscam fazer uma capacitação para aprender.
Os alunos na maioria das vezes, sabem mais que o professor no uso do computador, porque não têm receio de aprender, pelo contrário eles querem cada vez mais estar em sintonia com o computador, aprender todos os recursos que ele oferece. Daí a necessidade da formação continuada do professor para estar apto a trabalhar com os alunos.
O professor deve ser um pesquisador e refletir sobre sua própria prática, trocar experiências com os colegas, buscar uma formação continuada, para que possa estar aprimorando seu modo de trabalhar.
No mundo atual há um grande número de informações que circulam rapidamente e por isso precisamos compreendê-las, selecioná-las, inferir nossos próprios sentidos, e aplicar esses conhecimentos no nosso dia-a-dia.
Quando chega algo novo em minha escola procuro aprender em interação com colegas, com objetivo de melhorar meu desempenho para oferecer uma educação de melhor qualidade para os educandos.
Penso que as tecnologias estão aí para serem aprendidas e utilizadas, tanto pelo professor quanto pelos alunos, mas é preciso orientá-los para que utilizem com responsabilidade, criatividade, para que não sejam meros copistas, mas que desenvolvam a autonomia, sejam críticos, que tenham a possibilidade de serem autores de seus próprios textos, transformando as informações recebidas em novos conhecimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário